ACIG Goioerê

História do Município

GOIOERÊ

Histórico

Em 1943, teve início a fundação do município quando Francisco, Carlos e Vlademir Scarpari se estabeleceram às margens do Rio Goio-Erê, instalando-se as primeiras fazendas de café.

Alguns anos mais tarde, os irmãos Scarpari resolveram lançar os fundamentos de uma cidade, organizando, para isso, uma firma que recebeu a denominação de "Sociedade Goio-Erê".

A esta empresa coube a responsabilidade de planejar e executar a construção de um centro urbano, medindo e demarcando os lotes que deveriam constituir os perímetros urbanos e rural.

Os primeiros a fixarem residência na futura cidade foram Dario de Castilhos, José Robleski e os irmãos Agostinho.

A denominação do município deveu-se ao Rio Goio-Erê, que passa pela cidade.

Goio-Erê, tribo indígena que habitava o vale do Rio Piquiri, significa: goio = água + erê = limpa, clara.

Gentílico: goio-erense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Goio-Erê, pela lei estadual n.º 48, de 10-08-1955, desmembrado do distrito de Mamburê do município de Campo Mourão. Sede no povoado de Goio-Erê. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-11-1956.

Pela lei municipal n.º 29, de 23-08-1958, é criado o distrito de Mariluz e anexado ao município de Goio-Erê.

Pela lei municipal n.º 30, de 23-09-1958, é criado o distrito de Paraná d'Oeste e anexado ao município de Goio-Erê.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Goio-Erê, Mariluz e Paraná d'Oeste.

Pela lei estadual n.º 4788, de 29-11-1963, desmembra do município de Goio-Erê, o distrito de Mariluz. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, transfere o distrito de Paraná d'Oeste do município de Goio-Erê para o novo município de Moreira Sales.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 6908, de 30-08-1977, é criado os distritos de Bandeirantes d'Oeste e Rancho Alegre d'Oeste e anexado ao município de Goio-Erê.

Pela lei estadual n.º 4930, de 23-09-1964, é criado o distrito de Quarto Centenário e anexado ao município de Goio-Erê.

Pela lei estadual n.º 9311, de 04-07-1990, desmembra do município de Goio-Erê o distrito de Rancho Alegre d'Oeste. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Goio-Erê. Pela lei estadual n.º 9959, de 29-04-1992, desmembra do município de Goio-Erê o distrito de Quarto Centenário. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Última atualização em Seg, 05 de Abril de 2010 11:22

Flash Notícias

Missão Acig: FORTALECER E FOMENTAR A CLASSE EMPRESARIAL,ATINGINDO OBJETIVOS COMUNS ATRAVÉS DA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE.

SPC